Caldo de legumes caseiro

Caldo de legumes caseiro

Desde que a Jana me ensinou como fazer essa caldo de legumes caseiro com restinhos de alimentos, eu nunca mais deixei de fazer.

Eu faço quase todas as refeições em casa e como muitas verduras e legumes. Antes ficava com dó de jogar fora as cascas, as pontinhas batidas de algum legume, algum talo mais duro de verdura. Até colocava alguma coisa na minha composteira (que é caseirinha e não muito grande) mas sobrava bastante restinho e eu não conseguia aproveitar tudo.

Agora eu aproveito tu-do! E ainda é super simples, fácil e bem recompensador de fazer.

Como fazer caldo de legumes caseiro com as sobrinhas dos vegetais

Juntando os restinhos

Legumes congelados para fazer caldo
Ao longo dos dias, sempre que for cozinhar, deixe uma cumbuca ao lado e vá jogando nela tudo que sobra dos legumes e que você não vai usar na receita: os talos das verduras, as tampinhas do tomate, pontinhas do alho, as folhas externas da cebola, cascas de batata, abóbora, cenoura, gengibre… Terminou de cozinhar, coloca todas as sobrinhas da cumbuca em um tupperware fechado no congelador.

Tenho um grande que fica sempre lá. Toda vez que cozinho, junto os restinhos nele até que ele fique cheio.

Dá pra usar tudo mesmo. Lava direitinho, seca e pronto. Às vezes, vejo na geladeira que as folhas de alface já estão começando a murchar e eu não vou ter tempo de comer, ou acho uma beterraba já mais molinha que eu não vou cozinhar tão já, pico e taco tudo lá. Até algumas frutas que não sejam muito doces, como a maçã, eu uso. E só uso orgânicos porque senão vai virar uma sopa de agrotóxico, principalmente por reaproveitar as cascas, e daí é treta. Recomendo que usem também 😉

Cozinhar

Quando o tupperware do congelador estiver cheio (aqui em casa, demora uns 15 dias), coloque tudo em uma panela grande, cubra de água filtrada e deixe no fogo alto até ferver. Quando ferver, baixe o fogo e deixe a panela semi-tampada cozinhando por uns 40 minutos. Se quiser, pode adicionar algumas ervas e temperos antes de cozinhar. Eu cato uns raminhos de salsinha, tomilho, manjericão da hortinha e junto no caldo.

Congelar/Descongelar

Depois de cozido, passe o caldo por uma peneira, separe o líquido em vários potinhos e congele. Pode ficar congelado por até uns três meses. Tem gente que fala de colocar em forminhas de gelo. Eu, como gosto de usar quantidades maiores, guardo em uns potinhos de vidro mesmo e, na noite anterior de usar, deixo na geladeira. Quando lembro de descongelar só em cima da hora, coloco um pouco de água em uma panela com o caldo congelado dentro e deixo aquecer até dissolver.


O que fazer com o caldo de legumes

Eu uso esse caldo pra fazer tudo que precisa de água. É com ele que cozinho o arroz, o feijão, uso na massa do pão, risotos, e, claro, nas sopas! Tem receita que acabo diluindo o caldo com mais água, outras uso só ele. É super saboroso e nutritivo, além de não ter nenhuma química ou ingredientes desconhecidos. E você ainda aproveita o que estava indo direto pro lixo.

Imagina, em um prato só, juntar o sabor de todos os vegetais que você consumiu nos últimos dias… Fica bom mesmo e dá uma alegriazinha de usar.