Faça sua própria composteira

Faça sua própria composteira

Há uns dois anos, fiz um curso bem legal de cultivo de plantinhas na Escola de Botânica com o biólogo e botânico Anderson Santos. Nele, entre muitas outras coisas, aprendi a fazer uma composteira super simples de garrafa pet.

Adoro por vários motivos. Primeiro, porque é simples mesmo, não custa quase nada, e funciona. Segundo porque consigo reaproveitar muitos restinhos de frutas, verduras e legumes que iriam para o lixo. E, por fim, porque eu tenho planta pra burro e, depois disso, nunca mais precisei comprar fertilizante. Esse, ainda por cima, é o melhor! É natural, com uma variação enorme de nutrientes, super rico e fácil de usar.

Materiais necessários

  • 2 garrafas pet iguais
  • fita adesiva tipo durex
  • um pedaço de meia-calça ou tecido bem fininho
  • um elástico de dinheiro
  • terra
  • areia
  • pedrinhas (daquelas bem pequenininhas de enfeitar vaso)

A terra, areia e pedrinhas, você compra em qualquer loja que tenha coisas pra jardinagem. Eu geralmente compro na Cobasi , na loja ao vivo mesmo. Ou, online, na Toca do Verde.

Como fazer sua composteira

Corte fora o gargalo de uma das garrafas e o fundinho da outra, como na parte 01 da imagem ao lado.

Aqueça um prego fininho (segure-o com um alicate pra não queimar o dedo) e faça vários furinhos pequenos na tampa da garrafa, que é por onde vai escorrer o líquido.

Vire a garrafa que está com a tampa de ponta-cabeça e encaixe-a na base da outra, como na parte 02 da mesma imagem acima. Passe uma fita adesiva pra segurar e vedar o encaixe, se necessário.

Composteira de garrafa pet - camadas

Isso feito, coloque uma camada pequena de pedrinhas pequenininhas dentro da garrafa (que vão segurar um pouco a areia), depois uma camada razoável de areia (para filtrar o chorume) e cubra com um pouco de terra, como na imagem ao lado.

Daí você pode ir enchendo de resíduos orgânicos com o cuidado de, sempre que adicionar resíduos e for fechar novamente, cobrir direitinho com uma camada de terra. Porque essa camada de terra por cima é que vai evitar o mau-cheiro.

Cobrindo os resíduos com terra, por fim, coloque na boca da composteira um pedaço de tecido fininho pra evitar sujeira e bichinhos. Pode colocar um tecido fino e prendê-lo com ajuda de um elástico ou, se tiver uma meia-calça velha sobrando, pode ser um pedacinho dela.

E é isso! É um troço lindo de se ver, o lixo sendo reduzido na sua casa aos montes, as plantinhas fertilizadas e lindas, tudo com pouco trabalho e quase nenhum gasto. Cabe em qualquer cantinho, não dá cheiro nem atrai bichos. Parece mentira, mas não é. Faça, é lindo 🙂

E se quiser saber como usar, o que colocar e o que não colocar na composteira e como usar o chorume, fiz esse outro post aqui pra complementar.